terça-feira, 15 de novembro de 2011

Influência comportamental novelística

Veículo de comunicação que vem se tornando cada vez mais essencial para uma grande parcela da população brasileira, a televisão é um canal de distribuição das mais diversas informações geradas pela esfera global. Segundo estudos realizados e divulgados em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 75,2 milhões de pessoas (49,2% da população) assistem mais de três horas de TV por dia, ou seja, um bombardeio de informações é jogada diretamente sobre o telespectador. Com uma vasta gama de programações hoje contidas na mídia televisiva (telejornais, desenhos, programas esportivos), o destaque maior dado pelos brasileiros é designado às telenovelas.

O Brasil - juntamente com o México, Colômbia, Venezuela e Portugal - é destaque na produção das telenovelas. Estas, por sua vez, podem transmitir aos telespectadores desejos, alegrias, satisfações, etc. numa tentativa de compensação às frustações causadas pelos caóticos cenários sociais, econômicos e mercadológicos que são constantes no país. As pessoas assistem novelas, porque ali elas encontram algum tipo de refúgio e se sentem satisfeitas; e muitas delas nunca alcançarão os fantasiosos feitos contados através d'uma mocinha e um mocinho da história. Com uma nítida fragilidade apresentada nos telespectadores, as telenovelas tem a capacidade não só de informar, mas também de formar a personalidade e caráter d'uma pessoa.



Alguns valores que antes eram inaceitáveis pela sociedade, hoje são absolutamente tidos como normais e/ou aceitáveis graças a influência de massa das novelas. Traição? Com uma forma lúdica e/ou emotiva, o ato de trair tornou-se algo habitual entre as pessoas, onde o amante se tornou parte integrante da nova família na sociedade e ainda sai como coitado na história. Matar? Esta ação se tornou tão corriqueira, que por vezes, as pessoas até desejam e comemoram a morte de alguém numa novela...Mal sabem elas que aos poucos, as atitudes tomadas numa simples novela, vão sendo partes integrantes do seu comportamento, caráter e critério decisor no consumo de algum produto no futuro.
O fato das telenovelas alegarem mostrar a realidade da sociedade não exclui o fato de que são atitudes a não serem tomadas. Ao receber uma informação, até mesmo de uma simples novela, saiba que aquilo que está sendo absorvido por você, fará parte dos seus pensamentos por um bom tempo. Então, seja crítico consigo mesmo e entenda que existem valores que não mudam.



Abraços.

2 comentários:

  1. Simplesmente Brilhante. É inacreditável o poder de manipulação e de alienação em massa que essa máquina possui. Acredito que 90% de todas as misérias e hipocrisias dessa sociedade doente certamente, vem da babaquisse das novelas. Aposto que o Brasil seria um pais mt melhor sem elas... ou pelo menos com pessoas inteligentes e responsáveis a frente delas. Parabens Velhão, se superando sempre.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Enxergar essa realidade nos dias de hoje, só pessoas altamente inteligentes e que mantém o foco em conservar uma familia e sociedade, feliz e saudável! É terrivel observar como pessoas se destroem vendo aquele lixo que chamam de telejornais que só mostra desgraça, ou de querer viver igual a personagens de novelas e se tornando frustradas e depressivas por não conseguir um namorado(a) igual ou vestir-se como os mesmos; ou ainda só se divertir em frente a televisão vendo seu time jogar e vencendo ou perdendo venerar jogadores que não salvam vidas como médicos ou bombeiros, ou educam como professores, ou constroem casas como pedreiros; mas mesmo assim ganham inúmeras vezes mais do que qualquer trabalhador que rala duro, jamais ganhará em toda vida! Televisão ilude mentes a permanecerem cegas e incapazes. Somos responsáveis por tornar nossa sociedade melhor. Parabéns pelo post Leça!

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário AQUI !!